Em tempos de desafios sociais profundos, onde faltam políticas públicas efetivas para a infância e juventude, o educador social e treinador Fran Kauê, fundador do projeto Correndo para o Futuro, lança um forte apelo aos gestores públicos. Em um texto carregado de emoção e crítica, ele clama para que as crianças tenham o direito de correr livres — não apenas fisicamente, mas socialmente: longe da violência, da corrupção, da fome, da negligência e do medo.
Na sequência, o leitor é convidado a refletir sobre o papel do poder público, das instituições e da sociedade na construção de um futuro mais justo, seguro e humano para as próximas gerações.
Confira o texto na íntegra:
Senhores GOVERNANTES, deixem nossas crianças correrem!
Correrem livres, para longe da corrupção, para longe do submundo das drogas, para longe dos maus-tratos e da exploração infantil.
Senhores GOVERNANTES, deixem nossas crianças correrem!
Correrem da falta de oportunidades, da falta de educação com qualidade, do desvio da merenda que nos deixa com fome e órfãos da representatividade.
Senhores GOVERNANTES, deixem nossas crianças correrem em busca do sucesso, da ordem e do progresso, da esperança perdida pela longa e demorada fila na espera por atendimento na saúde, pela vaga na creche, pela incerteza do amanhã — na luta que perdura, sem cura, como um câncer que, pouco a pouco, nos mata e nos maltrata.
Senhores GOVERNANTES, deixem nossas crianças correrem em busca de segurança, para que cada corrida em direção à paz nos traga a certeza de poder abrir os olhos e correr livremente, sem medo da bala perdida, dos tiros que tiram vidas. Que, na esperança de uma nova corrida, possamos fugir do retrocesso e da ganância da política podre, suja e imunda, que mancha não apenas a reputação das futuras gerações, mas destrói, desconstrói, nos empurra para trás, sem nos dar a oportunidade de construir, de resistir, de persistir.
Senhores GOVERNANTES, deixem nossas crianças correrem, viverem e não padecerem com medo e incerteza do amanhã. Que, no obscuro de suas falcatruas em busca de poder, vocês jamais se esqueçam de deixar nossas crianças correrem, livres — que a ganância pelo roubar seja substituída pelo desejo de compartilhar, de somar e de amar aqueles que tanto sofrem, sem reclamar, sem força e sem voz para gritar.
Senhores GOVERNANTES, deixem nossas crianças correrem!
Texto: Fran Kauê
Projeto Correndo para o Futuro
A.E.C KAUÊ
Discusão sobre post