Por Luiz Mário Romero
Mais do que uma tradicional agremiação carnavalesca, a Escola de Samba Leandro de Itaquera representa para o bairro um verdadeiro marco de desenvolvimento e identidade cultural. Antes da fundação da escola, Itaquera era frequentemente associado aos desmandos governamentais e à injustiça social que marcam tantas periferias brasileiras. A partir da chegada da vermelho e branco, o bairro passou a ser notícia também por seu potencial artístico, levando o nome de Itaquera a dezenas de países e às principais emissoras de televisão do Brasil.
O presidente Leandro Alves Martins sempre investiu fortemente na formação de novos talentos do carnaval. Hoje, é difícil encontrar uma escola de samba que não tenha em seus quadros um grande nome que tenha se formado na vermelho e branco itaquerense. Além disso, a Leandro de Itaquera também atraiu grandes nomes do cenário nacional, como o carnavalesco Milton Cunha, a atriz global Thais Araújo, que foi musa da bateria, e a cantora Sandra de Sá, que interpretou o samba na avenida. São apenas alguns dos artistas que passaram pela escola ao longo dos anos.
Em um recente evento de sorteio da ordem dos desfiles, promovido pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo, a lendária Eliana de Lima — que também foi intérprete da Leandro — levantou o público de mais de 4 mil pessoas ao entoar o clássico Babalotim (samba de 1989). A animação ficou ainda maior quando ela convidou ao palco o baluarte leandrense, Paulinho da Leandro.
Reforços e renovações para 2026
Aguerrido, corajoso e comprometido, o presidente Leandro Alves Martins já anunciou novas contratações e importantes renovações para o Carnaval 2026. Entre os destaques está a renovação do intérprete Juninho Branco e o retorno de nomes marcantes:
Gilson Caetano, o Pica Pau, que assume como diretor de Carnaval;
Marcelo Gomes, ator e coreógrafo, que volta a ser o produtor da Comissão de Frente.
A frente da bateria continua sob o comando do renomado Mestre Pelé. E na direção de barracão segue Paulinho da Leandro, membro da Ala dos Compositores e da Velha Guarda da escola.
“Vem mais novidades por aí. Itaquera e nosso povo do carnaval merecem o melhor”, afirma o presidente Leandro Alves Martins, que complementa: “Tenho ao meu lado uma comunidade unida e apaixonada, além de uma diretoria competente, que conhece bem o carnaval”.
Discusão sobre post