A vereadora e médica Dra. Sandra Tadeu foi recebida pela primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane de Freitas, na sede do governo paulista. O encontro teve como pauta principal a saúde preventiva feminina e a necessidade urgente de expandir a oferta de exames e diagnósticos para as mulheres. Na ocasião, a parlamentar apresentou os resultados expressivos do Centro de Exames da Mulher, equipamento idealizado por ela, e pleiteou a criação de novas unidades em outras regiões da capital e por todo o Estado.

Durante a reunião, a Dra. Sandra Tadeu destacou que o modelo do Centro de Exames da Mulher nasceu com a missão de zerar as filas do SUS e acabar com a espera angustiante por diagnósticos, além de garantir saúde preventiva. O equipamento é um polo de saúde inovador que reúne, em um único local, infraestrutura de ponta e atendimento humanizado. As pacientes, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), podem realizar até 14 tipos de exames, incluindo mamografias, densitometria óssea e diversas variações de ultrassonografias essenciais para a prevenção de doenças graves, como o câncer.
Os números levados pela vereadora à primeira-dama comprovam o sucesso do projeto. Em pouco mais de um ano de funcionamento, as unidades já instaladas na Zona Leste e na Zona Sul ultrapassaram a marca de 107 mil exames realizados pelo sistema público de saúde.
“Nós não podemos aceitar que uma mulher espere meses por um ultrassom ou uma mamografia. O Centro de Exames provou que é possível oferecer um verdadeiro check-up preventivo, de forma ágil e com excelência no sistema público. Nosso objetivo agora é somar forças com o Governo do Estado para que esse modelo chegue a mais mulheres, garantindo que o diagnóstico rápido não seja uma exceção, mas uma regra”, declarou a Dra. Sandra Tadeu.
Como desdobramento do encontro, a vereadora oficializou um convite para que Cristiane de Freitas visite pessoalmente a unidade do Centro de Exames da Mulher localizada em Itaquera, na Zona Leste da capital. O objetivo é que a primeira-dama conheça de perto a estrutura do local, o fluxo ágil de atendimento e o impacto direto que o espaço tem gerado na vida de milhares de famílias.
Enquanto articula a expansão estadual do modelo, a Dra. Sandra Tadeu segue avançando com o projeto na capital, com o apoio do prefeito Ricardo Nunes. Além das unidades operantes na Zona Leste e na Zona Sul, uma nova estrutura já está em fase de construção na Zona Norte, reforçando o compromisso da parlamentar de garantir que, até o final de 2028, todas as regiões de São Paulo contem com pelo menos um Centro de Exames da Mulher.











Discusão sobre post