A franquia é hoje um dos bons modelos de ampliação rápida proposta por várias marcas no Brasil e mais bem-sucedidos do mundo. O investimento nesse modelo pressupõe algumas vantagens em relação a um negócio do “zero”.
Porém quando se analisa uma franquia é importante que ela contenha um conjunto de benefícios.
• Modelo valido e amplamente testado.
• Marca conceituada no mercado.
• Produto ou serviço adequado a um determinado público.
• Processos, tecnologia, estrutura e operações eficientes.
Esse conjunto acima acaba trazendo um grande benefício de know-how, teoricamente agilizando o retorno do investimento e diluindo o risco em um negócio.
O Sebrae alerta e traz dicas importantes para validar se a Franquia pode ser uma boa opção de investimento e se realmente pode ser uma opção para você.
Faça uma autoanálise.
Se você está procurando uma franquia, antes de mais nada, faça uma autoanálise e verifique se tem afinidade com o negócio, pois é um ponto fundamental para o sucesso do negócio.
Outro aspecto fundamental é verificar se você aceitará as regras impostas pela franquia, pois se você for muito dinâmico, versátil e gosta de mudar o produto, ou a forma de divulgação, pode haver conflitos com o franqueador.
Verifique o mercado
Analise a tendência do negócio, verifique se é um modelo sustentável e rentável para os próximos anos, e a concorrência da marca em sua região.
Investigue a realidade do negócio
Investigue a realidade do negócio com outros franqueados em outras regiões. Geralmente essas informações devem coincidir com a proposta de venda do franqueador.
• Qual foi o real valor do investimento?
• A receita e fluxo financeiro estão de acordo com o planejado proposto?
• Existe realmente um apoio da franquia no marketing e nas operações do negócio?
• Qual é o real valor pago a Franquia? (taxas e royalts).
Para que está pensando em investir em uma franquia essas dicas são cruciais e contribuem para dirimir grande parte dos erros na compra de uma. Em caso de dúvidas procure o Sebrae.
Discusão sobre post