É muito improvável que o mundo volte a ser o mesmo que era antes da pandemia. As transformações da sociedade atravessam-nos em diferentes dimensões, sejam afetivas, econômicas ou tecnológicas.
Além das perdas pessoais, e sem calar o luto que ainda nos assombra, também vimos exemplos de superação entre profissionais que responderam às demandas urgentes em diferentes áreas, com as pessoas adaptando-se a uma nova realidade, onde o trabalho remoto tornou-se algo comum.
E, em especial na carreira docente, onde o contato interpessoal constante é uma forte característica, foram necessários muitos ajustes para adequar-se às aulas online. Professoras e professores, hábeis em conduzir processos formativos em sala de aula, viram-se restringidos a interagir com seus alunos por meio de telas.
Nesse cenário emergente, educadores adaptaram novas metodologias didáticas, mais adequadas aos ambientes virtuais. Além disso, paradoxalmente, professoras e professores, que antes eram aqueles que aplicavam os processos de aprendizagem, veem-se, agora, como aprendizes, precisando desenvolver novos aprendizados indispensáveis para a eficácia de sua atuação profissional.
Discusão sobre post