Calçada finalizada da forma correta, conforme o projeto aprovado.
O projeto de implantação de corredores de ônibus que está em andamento na Avenida Itaquera, e que já foi concluído na Avenida Líder, não está sendo respeitado com relação à reconstrução das calçadas.
Quando a Prefeitura propôs trazer o plano de remodelação para a região, o acordo estabelecido entre instituições como o Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Itaquera (NDI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itaquera, entre outras, era o de que as áreas direcionadas aos pedestres se tornassem mais permeáveis.
Contudo, infelizmente, as empresas contratadas para as obras na região estão fazendo justamente o contrário, ao utilizar concreto nos passeios. Há cerca de um ano, a Subprefeitura de Itaquera investiu no piso intertravado para o calçamento de diversas ruas do bairro, aumentando a absorção das águas da chuva, principalmente no verão.
Calçada somente concretada, fora do padrão e contra o plano de planejamento
Agora, com a aplicação de um piso permeável, além de descumprir a reivindicação dos moradores de diminuir as enchentes no bairro, contraria a própria ação realizada pela subprefeitura. Agora, quem vive na região questiona se a empresa contratada para construir os corredores será responsabilizada pelos erros cometidos nos passeios.
De acordo com especialistas, o piso intertravado retém mais água, é de fácil manutenção e também permite a retirada e reposição no caso de realização de obras no local. Já a área concretada, não absorve a chuva e ainda lança a água para os córregos com maior velocidade, aumentando o risco de enchentes. No caso de reparos, necessita ser quebrado e, quando é refeito, nem sempre fica como era antes, pois a quantidade de areia, cimento e pedra utilizados, geralmente não é a mesma da obra anterior.
Discusão sobre post