Eis um grande desafio para os empreendedores e empresário, definir qual será o preço de venda dos seus produtos e serviços. Muitos focam seus olhares apenas para o preço cobrado pelos concorrentes. Outros dedicam atenção para entender sobre os custos do produto/serviço e os custos da empresa.
O nosso objetivo com esse artigo é trazer para você, leitor, dicas práticas para que você não erre na hora de precificar e conhecer o lucro de cada venda.
1º passo: se você revende produtos, em primeiro lugar precisa saber quais foram os custos de compra desse produto, por quanto você comprou para revender, se teve custos para ir buscar a mercadoria. Se você é uma indústria, precisa saber quais foram os custos de fabricação, como matéria-prima. Já se você for um prestador de serviços, quais custos você tem para prestar os serviços, como deslocamento, custos da sua mão de obra e de seus funcionários.
2º passo: em cada venda que você realiza, novos custos acontecem, como as taxas cobradas pela administradora nas vendas em cartão de débito e crédito, as embalagens para entregar seu produto, comissão paga aos vendedores. Esses são os custos variáveis, que são os gastos que variam na mesma proporção das suas vendas, que você só paga porque efetuou uma venda, que aumentam conforme suas vendas aumentam. Nesse segundo passo é preciso determinar quais são os custos variáveis que você terá em cada venda realizada.
3º passo: agora é a hora de conhecer os custos fixos da empresa, aqueles gastos que não variam na mesma proporção das vendas, que precisarão ser quitados, independente de venda realizada. Exemplos: aluguel (se vender 1.000 unidades ou 300 unidades, o aluguel não mudará de valor), contador (independente se tiver vendas no mês, os honorários contábeis precisam ser quitados). Todas as vendas realizadas, tanto de produtos ou de serviços, devem contribuir para pagar os custos fixos da empresa.
4º passo: definir qual a margem de lucro desejada, que precisa existir em todas as vendas. Em algumas operações lucram mais, em outras lucram menos. A definição do lucro também pode ser usada pela empresa como uma estratégia competitiva, onde pode definir margens diferentes em determinados produtos e serviços para atrair mais clientes. É o lucro que fará sua empresa crescer, reinvestindo em melhorias. Formar preço de venda é de fato uma arte, e esse momento demanda bastante dedicação e estudo. Não adianta o empreendedor decidir que quer obter 80% de lucro se o mercado consumidor não pagará o preço final. Já ouviram dizer que quem defini o preço de venda é o mercado? Em partes essa afirmação é verdadeira. Porém, não adianta você definir o preço de venda apenas pelo mercado sem ter controle dos custos do negócio e vender com prejuízo. O preço de venda que você definir deve ser capaz de cobrir todos os custos fixos e variáveis e gerar lucro para a empresa se perpetuar no mercado e conquistar seus clientes.
Conte sempre com os especialistas do Sebrae para te ajudar nessa jornada empreendedora, rumo ao sucesso!
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