Pois é… Nem parece que chegamos em outubro. Depois de tudo que passamos, e ainda vivemos, a falta de noção do tempo parece algo normal.
Uns já voltaram a trabalhar em seus escritórios, mas outros ainda seguem em home office. Na área da saúde os atendimentos retomaram e aos poucos as pessoas estão perdendo o medo de sair de casa.
Por conta da pandemia, muitos deixaram as consultas de rotina para depois e até mesmo tratamentos importantes foram colocados de lado por conta da Covid-19.
Este mês é voltado para alertar sobre o câncer de mama. Conhecido como Outubro Rosa, a campanha alerta para a doença que atinge mulheres no mundo todo.
A prevenção continua sendo uma ótima forma de minimizar os impactos, caso algo seja detectado. Tudo que é percebido no início tem mais chances de sucesso no tratamento, mesmo em casos mais severos.
Além de optar por uma vida mais saudável – não fumar, beber de forma moderada, fazer exercícios, manter o peso ideal e, comer corretamente, passar em consultas e realizar os tratamentos indicados pelos médicos – as mulheres ainda podem fazer em casa o autoexame das mamas, que deve ser realizado mensalmente.
Além disso, o corpo sempre revela alguns sinais de que algo pode estar errado, como: pele grossa e presença de nódulos, mamilos e auréolas com aspecto rugoso, secreção, covinha nas mamas, mamas vermelhas e quentes, feridas na pele, caroços elevados, mamilo retraído, veias crescente, mudança no formato ou tamanho, aspecto de casca de laranja e nódulos.
Por isso é importante que, além de manter as consultas periódicas, ao notar algo de diferente, marque uma consulta com a ginecologista para avaliar o que é. A especialista irá fazer exames clínicos e pedir outros, caso da mamografia.
É muito importante que a mulher tenha em mente que o autoexame das mamas não substitui o exame médico. Quando o câncer de mama tem sintomas visíveis, ele já está mais avançado.
Segundo o Inca – Instituto Nacional do Câncer – na década de 1950, nos Estados Unidos, o autoexame das mamas surgiu como estratégia para diminuir o diagnóstico de tumores em fase avançada.
Ao final da década de 1990, ensaios clínicos mostraram que o autoexame não reduzia a mortalidade pelo câncer de mama. A partir de então, diversos países passaram a adotar a estratégia de breast awareness, que significa estar consciente para a saúde das mamas.
Essa estratégia de conscientização destaca a importância do diagnóstico precoce e busca orientar a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais suspeitos de câncer.
Discusão sobre post