ANDREA MATARAZZO
Com 30 anos de vida pública, Andre Matarazzo passou pelas três esferas de poder (Federal, Estadual e Municipal) e foi embaixador e ministro da comunicação no governo Fernando Henrique Cardoso.
Em São Paulo, foi secretário de Estado de Energia, secretário de Cultura e presidente da Cesp. Foi subprefeito da Sé e secretário das pastas de Serviços e Subprefeituras.
Durante 11 anos, de 2004 a 2016, se dedicou exclusivamente ao município de São Paulo, atuando na gestão Serra-Kassab. Em 2013, se elegeu para vereador pelo PSDB. Foi líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo até se filiar ao PSD, em março de 2016.
Na Prefeitura ficou conhecido pela ação persistente de zeladoria, fiscalização, preservação e democratização do espaço público, combateu a poluição visual com o projeto Cidade Limpa, ajudou a combater o tráfico de drogas e a ilegalidade na região central.
Fez o Parque do Povo, recuperou os parques do Piqueri e do Trote, devolveu a orla da Represa Guarapiranga, realizou a Virada Cultural e fez as Fábricas de Cultura nas regiões mais vulneráveis da cidade.
Recapeou mais de 1.000 quilômetros de ruas da cidade, fez a pavimentação de 1.400 ruas de terra, revitalizou 700 quilômetros de passeios, tornando a Avenida Paulista modelo de acessibilidade do Brasil. Combateu a poluição das águas com a recuperação de mais de 100 córregos do programa Córrego Limpo.
Na Câmara Municipal, sua habilidade com o poder legislativo garantiu que aprovasse 20 importantes leis para a cidade. Entre elas: a lei Pro-Mac, que concede recursos para a produção e formação cultural para a chamada economia criativa; a lei da Comida de Rua, que criou oportunidades de novos empreendimentos familiares, gerando renda e dando acesso à alimentação em qualquer ponto da cidade para todas as pessoas; a lei da poda de árvore, que agiliza os serviços de conservação e podas, sobretudo as que geram risco de queda; e a lei da Creche, que permite a instalação de creches onde a cidade mais precisa, na periferia.
“São Paulo acolheu e deu oportunidade para a minha família imigrante construir sua história. Quero retribuir a essa cidade em que sempre morei e amo colocando a minha experiência de 30 anos de vida pública a serviço dela e dos paulistanos”, destaca Matarazzo.
Cargos e datas: vereador (2013-2016), secretário de Estado da Cultura (2010-2012), secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras (2007-2009), secretário municipal de Serviços (2005-2006), subprefeito da Sé (2005-2007), embaixador do Brasil na Itália (2001-2002), ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo da Presidência da República (1999-2001), secretário de Energia do Governo do Estado de São Paulo (1998), presidente da Companhia Energética de São Paulo – CESP (1995-1998), secretário de Política Industrial do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (1992-1993), assessor especial do Ministério da Educação e Cultura (1991-1992). Últimas atividades no setor privado – presidente da Matarazzo SA. Holding – 2002/2004; e presidente da Metalma SA.
ENTRE AS PROPOSTAS ESTÃO
– Atrair o desenvolvimento para a região de Itaquera e trabalhar pela regularização fundiária; retomar a atividade econômica, refinanciar parte do IPTU, regularizar o comércio nas áreas não regularizadas e transformar o proprietário em MEI.
Criar frentes de trabalho, as secretarias de Esportes e de Cultura caminharão em paralelo; retomar os CDCs e colocar programações culturais nos CEUs.
Fazer um turno de trabalho diferenciado no setor da Saúde dependendo da região para que todos possam ser atendidos, e se concentrar em obras que realmente mudam a vidas das pessoas, como a urbanização de favelas.
Fazer parcerias com o setor privado para a construção de prédios de interesse social, assim como permutas com áreas públicas para mais construções, intensificar a manutenção da cidade; investir em infraestrutura contra as enchentes e fazer piscinões e obras de interesse local.
Equipar as subprefeituras, ouvir a população e comerciantes antes de fazer ciclovias, investir no comércio do bairro, levar o emprego para mais perto das pessoas; e fortalecer que calçada, iluminação e segurança são responsabilidade do poder público.
Discusão sobre post