As chuvas que chegam com o início de um novo ano sempre revelam problemas antigos. Na região administrada pela Subprefeitura Itaquera, em algumas regiões, chama atenção a grande quantidade de lixo descartado irregularmente.
Em alguns locais, a exemplo do Jardim Nossa Senhora, de acordo com a administração regional, quando a chuva cessa, a imagem que fica é a do caos, com sacos de lixo, móveis e utensílios domésticos obstruindo bueiros e galerias.
Segundo a subprefeita de Itaquera, Silvia Regina, o local conta com serviço de recolhimento de lixo três vezes por semana, caçambas de lixo que são esvaziadas com frequência, e um Ecoponto, com capacidade para receber, por dia, volumes de entulho de até um metro cúbico (1m³), que equivale a 1.000 litros e grandes objetos como móveis velhos, colchões, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, além de restos de madeiras e resíduos recicláveis.
“É importante contar com o apoio da população. Todos nós perdemos com o descarte irregular de lixos e inservíveis. E, quando chove, essa prática fica ainda mais visível, pois vai parar nas galerias, bueiros e córregos, causado enchentes e alagamentos”, lamenta Silvia Regina, que mantêm uma equipe de zeladoria de plantão para atender a população sempre que as chuvas de verão castigam a região.
Ainda de acordo com Silvia, a Subprefeitura Itaquera tem feito, como dizem, o dever de casa, e mantido limpos bueiros e galerias de águas pluviais. “Também intensificamos os serviços de limpeza e manutenção dos córregos, a exemplo da limpeza canalizada que estamos fazendo nesse momento no leito do córrego do Rio Verde. É uma importante intervenção que tem como objetivo prevenir enchentes e alagamentos na região”, completou.
Discusão sobre post