O tempo todo estamos nos comunicando através de gestos, expressões, palavras. Comportamentos, vestimentas, hábitos, valores e ética são alguns dos itens que compõem a construção de uma imagem pessoal perante a sociedade e o mercado.
Estamos acostumados a ouvir jargões como “a primeira impressão é a que fica” ou “não julgue o livro pela capa” e de certa forma eles fazem muito sentido quando o assunto é imagem pessoal. Afinal, em questão de segundos, nosso cérebro é capaz de fazer uma leitura e processar informações de quem está diante de nós.
E é nesse momento que as impressões começam a ser processadas e armazenadas sobre a outra pessoa e, imediatamente, um perfil começa a ser desenhado.
Mediante ao exposto, você deve estar se perguntando: então o que posso fazer se é o outro que tira as suas conclusões sobre a minha imagem? Você pode escolher que imagem quer passar e como contribuir para que essa construção seja a mais positiva possível.
Vamos lá? Veja algumas dicas a seguir:
- Considere o segmento o qual você e seu negócio estão inseridos: existem segmentos de negócios que são mais formais e outros, mais despojados. Adotar uma imagem pessoal adequada ao tipo de negócio e ambiente ratifica os valores e contribui para a construção de uma imagem positiva.
- Visual não é tudo: é essencial associar uma excelente comunicação, que seja clara, transparente, assertiva e não violenta. Além disso, é essencial saber ouvir. Afinal no mundo dos negócios o tempo todo nos relacionamos em diferentes esferas. Seja com clientes, funcionários, fornecedores, parceiros.
- Leve em sua bagagem alguns itens básicos: educação, cordialidade, congruência. Além de empatia, adaptabilidade e inteligência emocional, que são competências essenciais para qualquer pessoa que deseja sobreviver no mundo atual. Educação e cordialidade estão diretamente ligadas a essas competências, que quando desenvolvidas, praticadas e treinadas, se tornam evidentes em qualquer relacionamento e comunicação.
- Associe fala com evidências: hoje acesso e tecnologia facilitam a vida do cliente, que consegue obter informações de forma ágil sobre qualquer pessoa ou empresa. Logo, enganar o cliente é dar um tiro no próprio pé e colher infortúnios por um longo período de tempo. Ouso dizer que não existe imagem que resista a essa prática, que pode levar qualquer negócio à morte. As pessoas buscam por verdades e humanização. Sendo assim, a imagem tem que ser condizente com a fala, com a proposta e, principalmente, com a entrega.
- Autoconhecimento e realização de um plano de ação: o primeiro passo é identificar pontos positivos e negativos de si mesmo e como eles podem ser transformados em oportunidades ou ameaças. Feito isso, identificar quais comportamentos devem ser valorizados e quais devem ser mudados, através de um plano de ação efetivo. Tudo é prática! Não adianta esperar resultados diferentes se continuo fazendo tudo exatamente igual.
O processo de construção e manutenção da imagem são contínuos. É através da adoção de práticas e novos comportamentos, associados à missão e valores do negócio, que uma imagem sólida e congruente vai sendo construída e validada por todos os stakeholders. E tudo isso só depende de você.
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