O posto policial construído há anos na Rua Américo Salvador Novelli, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDL Itaquera), com o apoio de comerciantes e empresários do centro do bairro, por vários anos ficou abandonado.
Alvo de mobilizações e publicações para que o espaço voltasse a ser utilizado pela Polícia Militar, agora uma nova esperança de reativação paira no ar. Isso porque uma ação conjunta entre CDL Itaquera, NDI (Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico de Itaquera) e Conseg Itaquera está viabilizando articulações e parcerias com a 1ª Cia. do 39 BPM-M e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Inclusive, um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas foi entregue ao órgão responsável.
Para o presidente da CDL Itaquera, Roger Fildimaque, não faz sentido um espaço cedido através do empenho e vontade de vários comerciantes, ficar no estado de abandono em um dos endereços mais importantes do bairro de Itaquera.
“A gente sabe que o policiamento naquele endereço faz toda a diferença. Ali no centro temos um problema sério de furtos de cabos e fios, por exemplo. Pra mim é claro que, se tiver policiais nas imediações, está prática com certeza será inibida”, observa.
Quem também apoia a iniciativa é o presidente do Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico de Itaquera (NDI), Roberto Manna. “Conheço os problemas de Itaquera e a segurança é algo que precisa ganhar reforço. Sempre tivemos o apoio de todos os comandantes e sabemos que a parceria com a entidades é importante para que muitos projetos possam sair do papel. Estamos feliz com a comunicação que temos com o novo comando. Eles sabem que só queremos ajudar”.
O presidente do Conseg Itaquera, Dr. João Marcos Ultramar Quinteiro, também está se empenhando muito na interlocução e articulação para que o posto volte a funcionar. Além da oratória com a Cia da PM, também atuou junto com o diretor da CDL Itaquera, Ricardo Rodrigues, representando as entidades na entrega do abaixo-assinado na Secretaria de Segurança Pública.
O documento com mais de 400 assinaturas pede o reforço do policiamento, o aumento do efetivo e a reativação do posto policial.
Equipado com vidros blindados, o espaço está sendo reformado e, em breve, dará uma nova cara à esquina das ruas Américo Salvador Novelli e Ignácio Alves de Mattos.
Ao longo deste tempo que o posto policial ficou inativo serviu para ser vandalizado e invadido.
Cabos foram furtados e muita sujeira foi encontrada no interior do mesmo. As pichações também tomaram conta da fachada.
Vale ressaltar que ele conta com blindagem nas paredes e nos vidros, trazendo mais segurança aos policiais que trabalham no seu interior.
As entidades já começaram as reformas para dar o minimo de condições para entregar a 1° Cia do 39°BPM/M utilizar.
Vale ressaltar a participação do Cap. Camacho que esta no comando da Cia. Segundo as entidades a ação dele de entender a necessidade do reforço policial no centro de Itaquera e sua habilidade de gestão para conseguir com seu efetivo tornar possível a reabertura do posto foi de extrema importância.
Projeto City Câmeras e Vizinhança Solidária
Outra ação que segue a todo vapor é o projeto City Câmeras integrado com o vizinhança solidária. Esse projeto encabeçado pela CDL Itaquera com apoio do Conseg Itaquera contempla a instalação de câmeras nas fachadas do comércio, voltadas para o monitormento das ruas através da central da Guarda Civil Metropolitana. As imagens também ficam disponiveis para as Policias Militar e Cívil. Mas não para por ai, o grande diferencial que as entidades buscam é que estas câmeras também sejam monitoradas pela 1° Cia do 39° BPM/M dando maior poder de vigilância e acompanahmento. Hoje integrantes da Cia já participam e monitoram o grupo de whatsapp formado pela CDL Itaquera, com integrantes do Conseg, Comerciantes e moradores da região central do bairro.
Segundo o presidente da CDLI, este tipo de integração agiliza e aproxima a policia com a comunidade que se unem de forma organizada para combater a criminalidade.
“Agora estamos em busca de doadores que possam ajudar a adquirir um computador e uma TV grande para ser instalada na Cia e darmos seguimento neste importante projeto”, finaliza Fildimaque.
Discusão sobre post