No dia 3 de novembro, a cidade de São Paulo passou por uma variação climática que resultou em um temporal que pegou os moradores de surpresa. Na Zona Leste, a situação não foi diferente e a Subprefeitura Itaquera contabilizou várias ocorrências.
Muitos foram os transtornos causados pelo temporal e várias equipes de zeladoria, áreas verdes e Defesa Civil foram acionadas para atender as demandas causadas, já colocando em prática a “Operação Chuvas de Verão”.
Trata-se de um plano da Prefeitura, coordenado pela Defesa Civil, que tem o objetivo de reunir recursos de órgãos e secretarias municipais, procurando realizar ações de caráter preventivo, de socorro, assistencial e recuperativo. O plano vigora de novembro a abril de cada ano ou sempre que houver necessidade.
ENDEREÇOS COM PROBLEMAS
O temporal trouxe consigo ventos que chegaram a mais de 100km. Entre a tarde de sexta-feira, dia 3, e tarde de sábado, dia 4, a Subprefeitura Itaquera atendeu demandas na Av. Maria Luiza Americano, Av. Nagib Farah Maluf, Rua Vitor José de Castro, Rua Maniaçu, Rua Veríssimo da Silva, Rua Novo Horizonte, Rua Damasqueiro, Av. Jacu-Pêssego, Rua Bernardino Prudenti, Rua Veríssimo da Silva, Av. André Cavalcanti, Av. Alamandas, Rua Cataria Lopes, Av. Francisco Alarico Bergamo, Rua Manuel Pinheiro de Albuquerque, Rua Domingo José Pelegi, Rua Baltazar da Silva, Rua Subragi, Rua Agrimensor Sugaya, Rua Paina, entre outras.
“Em períodos de chuva a participação dos munícipes, informando, via canais oficias, sobre as demandas, é de fundamental importância para um rápido atendimento. Confira: Corpo de Bombeiros: 193, Prefeitura: 156, Defesa Civil: 199, Samu: 192, Enel: 0800 7272120 / 0800 7272196.
BAIRROS SEM LUZ
Como o número de árvores caídas foi muito grande e a maioria delas acabou derrubando postes e fiações, vários bairros ficaram sem luz.
No dia 10 de novembro, a Enel soltou uma nota dizendo que o fornecimento de energia para todos os clientes impactados com a tempestade havia sido restabelecido, e que a partir deste momento a concessionária seguia trabalhando em ocorrências específicas que surgiram nos dias seguintes à tempestade.
Segundo a Enel, a força dos ventos durante o temporal danificou de forma severa a rede de distribuição, quebrando centenas de postes, derrubando transformadores e rompendo cabos elétricos, deixando, no momento inicial, 2,1 milhões de clientes sem energia.
A empresa disse ainda que reconstruiu 140 quilômetros de rede, e que os reparos foram extremamente complexos, exigindo a remoção de árvores de grande porte em conjunto com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeituras e demais órgãos competentes.
“O cenário de destruição que se formou no Estado de São Paulo foi desafiador e traz grandes aprendizados para a distribuidora e todo o setor elétrico. Nos comprometemos a intensificar, cada vez mais, as ações preventivas que possam mitigar os impactos associados a situações de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes ”, destaca Max Xavier, presidente da Enel Distribuição São Paulo.
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