A Universidade Brasil (UB) reforça seu compromisso com a inclusão social e a formação cidadã ao ampliar os serviços de atendimento jurídico gratuito em seu campus de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. O atendimento é realizado por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, em parceria com a Unidade Avançada de Atendimento Judiciário de Itaquera, e está disponível para famílias com renda de até dois salários mínimos residentes em Itaquera, Guaianases, Cidade Tiradentes e demais regiões atendidas pelo Fórum Regional de Itaquera.
Os atendimentos são realizados por alunos do curso de Direito, supervisionados por professores experientes, o que permite a aplicação prática do conhecimento acadêmico e, ao mesmo tempo, assegura apoio jurídico gratuito e de qualidade à população.
Serviços disponíveis
Escritório de Assistência Jurídica (EAJ)
Atendimento em ações como divórcio, guarda, pensão, investigação de paternidade e outras causas cíveis, mediante triagem.
📅 Terças e quintas-feiras, das 13h às 17h.Juizado Especial Cível (JEC)
Atende causas com valor de até 20 salários mínimos, incluindo ações de cobrança, danos materiais e morais, contratos e consumo.
📅 Segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30.Mediação de Alimentos
Abertura de ações para fixação de pensão alimentícia para menores de 18 anos, com tentativa de acordo entre as partes.
📅 Segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30.
“Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso à justiça de forma gratuita e com qualidade, ao mesmo tempo em que formamos profissionais preparados para os desafios do mercado e conscientes de seu papel social”, afirma Bárbara Costa, reitora da Universidade Brasil.
A iniciativa fortalece a missão da UB de formar profissionais éticos e engajados, promovendo acesso à justiça e cidadania para comunidades da Zona Leste.
Serviço – Atendimento jurídico gratuito
📍 Universidade Brasil – Núcleo de Prática Jurídica
Endereço: Rua Carolina Fonseca, 727 – Itaquera – São Paulo/SP
📅 Agendamento presencial: de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30
📞 Informações: (11) 2070-0000 – ramal 3321
Discusão sobre post