O falecimento repentino de Edson Bergamim, do Gepa Pescadores de Amor, no dia 26 de outubro, acende aquele sinal de alerta: estamos preparados para encarar as perdas? Sabemos que a resposta será diferente para cada pessoa, mas uma coisa é fato: é muito difícil entender que uma pessoa que sempre esteve perto ou distante, não importa, mas que você sabia que poderia chamar a qualquer momento, partiu.
Edson era um grande e dedicado estudioso da doutrina espírita e um abnegado em ajudar ao próximo. E sim, o seu desencarne pegou todo mundo de surpresa, abrindo uma lacuna enorme nos corações dos familiares, dos integrantes do Gepa, e das inúmeras pessoas que ele ajudava através do seu trabalho voluntário, de suas palestras e bate-papos.
Conversar com Edson trazia paz… Você chegava com a adrenalina lá em cima pra contar algo e, de repente, a calma invadia o seu ser. A suavidade e o ritmo de suas palavras eram algo incomum. Assim como a sua maestria em se fazer entender. De onde ele estiver, com certeza continuará a ajudar os incansáveis trabalhadores do Gepa em todas as suas ações.
Só que agora de forma diferente. Não mais presencial, mas em espírito. Que Deus conforte a todos neste momento e dê todas as forças necessárias para o entendimento de mais esta passagem. Não faz muito tempo, no ano passado, quem deixou este plano foi a Meire, outra abnegada no servir ao próximo, que ao lado de Edson liderava as ações sociais desenvolvidos e os trabalhos espirituais.
Entre seus últimos feitos, e com a ajuda de muita gente, eles conseguiram viabilizar a sede própria do Gepa, na Rua Roque Polidoro, atrás do Fórum Itaquera. Os dois ficaram atentos a todos os detalhes. E só tranquilizaram, um pouco, quando as atividades presenciais puderam retornar.
Fizeram campanhas para arrecadar fundos e dar início às reformas e readequações necessárias, e com muito esforço e dedicação, viram o sonho da sede própria se tornar realidade. E agora, depois de tudo encaminhado, o plano maior solicitou o retorno da Meire, e agora, do Edson, à sua morada.
Que todos do Gepa se sintam amparados e fortalecidos neste momento. E tenham todo o amparo necessário para seguirem em frente com este trabalho lindo que faz a diferença na vida de inúmeras pessoas.
Seja na distribuição do café da manhã ou do almoço para quem mora nas ruas, na entrega de cestas básicas ou de roupas e outros itens a famílias carentes, nas festas e eventos realizados, ou através dos passes e das palestras. Com certeza ele estará junto de todos vocês.
Siga em paz na sua nova jornada e obrigado por tudo, Edson Bergamim.
Discusão sobre post