A linguagem audiovisual será trabalhada em atividades on-line e gratuitas da Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada na Zona Leste de São Paulo. Os programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis, disponibilizam toda a agenda virtual pelo hotsite http://poiesis.org.br/maiscultura/ .
Pessoas interessadas em graffiti, poesia e arte digital encontrarão suporte para criação em Ruas Digitais – Vídeo mapping e outras estéticas urbanas, atividade promovida pela Oficina Cultural Alfredo Volpi.
Os encontros virtuais ocorrem às terças-feiras de agosto, 4 a 25/08, das 11h às 13h. O Coletivo Coletores apresentará as possibilidades de usos artísticos e profissionais da linguagem do Vídeo mapping (projeção de vídeo em diversas superfícies irregulares). Para integrar a turma, é necessário fazer a inscrição neste link: http://bit.ly/2WOQhRg.
O público participante poderá criar, em conjunto, uma intervenção com vídeo projeção, após conhecer processos técnicos e criativos. O resultado será apresentado no dia 1º de setembro, terça-feira, às 20h, por meio de uma live transmitida no instagram @coletivocoletores, onde será exibida a intervenção de vídeo mapping. Assim, a turma de aprendizes e o público em geral poderão conferir a obra coletiva de casa.
A Oficina Cultural Alfredo Volpi ainda realiza a Oficina de Edição de vídeo básica para quem pretende iniciar trabalhos na produção audiovisual e com narrativas visuais possíveis considerando o isolamento social.
As aulas virtuais pelas quartas e sextas-feiras, de 12 de agosto a 2 de setembro, a partir das 11h, vão abordar a criação de narrativas, o desenvolvimento de técnicas básicas com uso de software livre, passando por todas as etapas que existem dentro dos processos de edição. A inscrição está aberta: http://bit.ly/2CDGqXM. As aulas serão coordenadas pelo fotógrafo e videomaker Eduardo Fujise.
Já o segundo episódio do podcast Pode Tudo! Pode Tudo? da Biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema traz Malu Maria Matos, Monike Santos e Raissa Albano de Oliveira, profissionais de leitura e pesquisa da unidade, para conversarem sobre o livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2016), de Martha Batalha, e que inspirou o filme ‘A vida invisível’ (2019), com direção de Karim Aïnouz. O bate-papo pelo SoundCloud de Fábricas de Cultura (http://soundcloud.com/fabricasdecultura) será no dia 25 de agosto, terça-feira, às 15h.
Além das diferenças das narrativas entre os formatos, serão debatidos temas presentes, como a influência do sistema patriarcal sobre a vida das mulheres ainda mais na década de 1940, época retratada.
Para finalizar, o segundo capítulo da radionovela “A Cartomante”, adaptada do conto de Machado de Assis, com as vozes de Malu Maria Matos e Yuri Martins, será apresentado em seguida.
Ruas Digitais – Vídeo mapping e outras estéticas urbanas
Coordenação: Coletivo Coletores
4 a 25/08 – terças-feiras – 11h às 13h
Inscrições até 1º de agosto: http://bit.ly/2WOQhRg
12 vagas | Classificação indicativa: 12 anos
Plataforma: Google Meet
Obs: em 1º de setembro, às 20h, será exibido o trabalho de vídeo mapping criado pela turma participante por meio de uma live transmitida no instagram @coletivocoletores.
Oficina de Edição de vídeo básica
Coordenação: Eduardo Fujise
12/08 a 2/09 – quartas e sextas-feiras – 11h às 13h
Inscrições abertas até 6/08: http://bit.ly/2CDGqXM
12 vagas | Classificação indicativa: 15 anos
Plataforma: Google Meet
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028
E-mail: alfredovolpi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
Discusão sobre post