No domingo, dia 6 de novembro, a Avenida Radial Leste, entre a altura da Neo Química Arena até o cruzamento da Avenida Coroa de Frade, foi ocupada por uma multidão de pessoas que participava da “Corrida e Caminhada de Itaquera”. O evento marcou o início das comemorações dos 336 anos do bairro e contou com mais de dois mil participantes.
Os corredores percorrem 10 km e os caminhantes 5 km na Avenida José Pinheiro Borges. O pórtico foi montado na Praça da Estação. “Estamos muito felizes. A ‘Corrida e Caminhada Solidária de Itaquera’ foi sucesso de público e de crítica. A segunda edição não havia terminado e as pessoas já perguntavam sobre 2023”, destacou a subprefeita Silvia Regina de Almeida, que revelou estar trabalhando para colocar a corrida no calendário oficial dos eventos da Cidade de São Paulo.
O evento ainda teve o viés social. No dia foram arrecadadas 3 toneladas de alimentos não perecíveis. Eles serão doados a instituições de Itaquera para serem revertidos em cestas básicas e entregues a famílias no Natal.
VIRADA ESPORTIVA
Com o tema “Desperte o Esportista que Existe em Você”, a Subprefeitura Itaquera ainda sediou eventos da Virada Esportiva. Os locais escolhidos foram o estacionamento do Clube José Bonifácio e a Praça Brasil. Enquanto equipes disputavam partidas nas quadras, dentro e fora do clube, o estacionamento virou uma pista onde crianças e adolescentes disputavam corridas.
“As inscrições eram feitas no local e as crianças recebiam uma mochila com camiseta. No final, ganhavam medalha de participação. A proposta foi incentivar a prática esportiva”, contou Silvia Regina.
Já na Praça Brasil, em frente ao acesso ao estacionamento do Clube José Bonifácio, uma torre de escalada para crianças foi erguida. Sob a supervisão e segurança de uma equipe especializada em eventos radicais, os pais assistiam aos filhos. Teve também quem aproveitou o evento para aprender a andar de patins e de skate. Os equipamentos podiam ser emprestados no local.
Enquanto centenas de crianças se divertiam nos brinquedos infláveis instalados na Praça Brasil, dezenas participavam das oficinas interativas. Na de grafite, obras foram feitas com a participação de crianças. Elas foram assinadas pelo artista grafiteiro Zorak. Uma das telas foi doada à Subprefeitura Itaquera. As demais foram sorteadas entre os participantes do evento.
“A tela que ganhamos tem mãozinhas de várias crianças. Vamos a expor em uma das paredes da Subprefeitura Itaquera como símbolo de união, cooperação e incentivo a cultura”, pontuou Silvia.
Discusão sobre post