No dia 14 de novembro, um morador de Itaquera gravou um vídeo mostrando a necessidade de uma limpeza geral e, também, o término de obra de contenção realizada nas margens do Córrego do Rio Verde, na altura da Rua Padre Viegas de Menezes.
A retirada de objetos e o corte do mato foram realizados, mas a obra do muro de contenção das margens vai ficar para um outro momento, de acordo com a resposta encaminhada à redação.
Em contato com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) informou que, após vistoria realizada na Rua Maria Andressa de Abreu, em Itaquera, foi constatado o avanço do processo erosivo nas margens do Córrego Rio Verde, o que comprometia as construções do entorno, representando perigo iminente aos moradores da região.
E que, para conter o agravamento da situação, a Siurb executou a contenção de aproximadamente 200 metros das margens do córrego, o que garante, segundo a nota, a estabilização do terreno e a segurança da população.
“Os trabalhos tiveram início em novembro de 2022 e foram finalizados em maio deste ano. Por se tratar de uma ação emergencial, as obras foram executadas somente no trecho onde foi constatado o risco iminente.”
A Prefeitura falou também das intervenções na bacia do Córrego do Rio Verde. “A Secretaria de Obras trabalha em importantes ações para redução de riscos no entorno do Córrego do Rio Verde, na Zona Leste. Já foram concluídas seis obras para estabilização do solo e contenção de talude ao longo das margens do córrego, e outros quatro trechos estão com obras em andamento. Ao todo, 2.455 metros das margens do rio foram recuperados.”
Para completar, informou que a Subprefeitura Itaquera realiza a limpeza do Córrego do Rio Verde em intervalos médios de 60 a 90 dias. “No dia 24 de novembro, os serviços de limpeza manual do córrego e corte de mato foram executados, conforme mostram as fotos.”
E que, ao longo do ano, a Subprefeitura Itaquera mantém esforços contínuos para preservar os córregos do bairro limpos e desassoreados. De janeiro a outubro deste ano, foram retiradas 9.311,55 toneladas de detritos dos córregos, abrangendo uma área de 159.624 metros quadrados de margens limpos. Segundo as informações, essa ação resultou na limpeza de uma extensão total de 23.739 metros.
“A Subprefeitura Itaquera conta com o apoio da população na preservação da limpeza dos córregos do bairro. O munícipe deve fazer o descarte correto do lixo doméstico e dos demais matérias inservíveis, como grandes objetos.”
DENÚNCIAS
O munícipe que se deparar com o descarte irregular pode realizar denúncias de forma anônima através do número 153, proporcionando, assim, um ambiente seguro, sem receio de constrangimentos ou retaliações por parte da vizinhança.
Os moradores também podem solicitar qualquer serviço da Prefeitura por meio do Portal 156, no site: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal, no aplicativo SP156, e via central de atendimento telefônico no número 156.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK
Discusão sobre post